Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa!
- amigasestradeiras
- 4 de jul. de 2018
- 5 min de leitura
Atualizado: 1 de set. de 2018
Rio de Janeiro – 17 a 20 de maio de 2011
Novamente fomos enfeitiçadas por uma oferta da CVC que vimos no jornal. Seriam 3 dias no Rio de Janeiro, em hotel bem localizado próximo ao aeroporto, com city tour incluso, por um precinho bem camarada. Coube no bolso e fechamos o pacote. Os comentários que lemos no Trip Advisor, sobre o hotel selecionado, nos deixaram um pouco apreensivas, mas, resolvemos arriscar.
Saímos de casa no dia 17, rumo ao aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, levadas pelo pai da Daniela. Decolamos era quase meio-dia, fizemos conexão em SP e pousamos no aeroporto Santos Dumont, no RJ, já perto das 16:00 horas. Pegamos um taxi e nos dirigimos ao hotel, o Aeroporto Othon Travel.


O hotel podemos falar que era simples, porém limpo. O elevador era pré-histórico, não parava em alguns andares, e o mobiliário também bastante antigo. A acústica era deficiente, pois ouvíamos bastante barulho vindo do corredor. Nosso quarto era bastante espaçoso e o banheiro bem amplo. O atendimento era cordial e o café da manhã básico, mas satisfatório. Ficava perto do aeroporto e não muito longe do bairro da Lapa. Valeu a pena pelo custo/benefício.

Fizemos o check-in, levamos nossas malas ao quarto e como ainda era dia claro, resolvemos caminhar até o MAM – Museu de Arte Moderna. É um prédio moderno, com exposição de obras de vários artistas renomados. Quando saímos já havia escurecido e na volta ao hotel pudemos ver a Marina Da Glória e passamos pelo Monumento em homenagem aos mortos na Segunda Guerra Mundial, que também abriga um museu, mas este já estava fechado.



Nesta primeira noite em terras cariocas, fomos jantar no bairro da Lapa, tão famoso por sua boemia e variedade de bares e restaurantes. Destemidas ou ingênuas que éramos, resolvemos fazer o trajeto a pé, seguindo as orientações dos funcionários do hotel. No percurso passamos pelo Teatro Municipal, lindamente iluminado.

Já na Lapa, optamos por ficar no Boteco da Garrafa, bastante animado e com boas variedades gastronômicas, incluindo o caldinho de feijão e as tradicionais, mas sempre apetitosas, batatas fritas.

No dia seguinte, acordamos cedo e estranhamos o clima, com temperatura na casa dos 11 graus, pois esperávamos calor. Após o café, fomos apanhadas pelo ônibus da Laira Tours, nosso receptivo no RJ, com a guia Fernanda, para fazer o city tour panorâmico. O estádio do Maracanã estava em reformas, mas fizemos parada para conhecer o bondinho do Pão de Açúcar, que liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca e ao Morro do Pão de Açúcar. A Udi não andou com o bondinho, pois já havia feito em 2 outras oportunidades. O passeio é muito válido e a vista lá de cima é linda. No complexo tem lanchonetes e lojas de souvenirs.




Ao final da manhã, pedimos para ficar nas redondezas do Saara e fomos atendidas, com direito à explicação da guia sobre o local. O Saara é um mercado popular no centro do RJ, que compreende vários quarteirões e cerca de 1200 lojas. A região é um pólo de lojas de roupas, brinquedos, acessórios e o que mais você imaginar, por preços bastante acessíveis. Na época do Natal chegam a circular um milhão de pessoas por dia no local. Uma loucura boa demais!!! Neste dia almoçamos um prato feito naquela região mesmo, mas infelizmente não lembramos o nome do local.


De noite, novamente fomos jantar na Lapa, porém desta vez optamos por ir de taxi. Escolhemos o Carioca da Gema, um simpático barzinho com música ao vivo, onde nos acomodamos num mezanino e degustamos pratos variados, entre escondidinho e penne aos quatro queijos. Na volta pro hotel, um fato nos despertou a atenção e o humor: o taxi que chamamos tinha os assentos em couro finamente hidratados com um produto que cheirava à citronela. Muito curioso!


Na quinta-feira, nosso destino logo após o café da manhã, foi o parque Nacional da Tijuca, mais precisamente o morro do Corcovado, para ver de pertinho a estátua do Cristo Redentor. Fizemos a subida do morro a bordo do trem do Corcovado, que sai da Estação Cosme Velho e sobe pela centenária Estrada de ferro, entretidas por uma animada roda de samba. Lá em cima tem muito vento, mas a energia aos pés da estátua é muito boa! A vista pra cidade é maravilhosa... e este passeio, imperdível! No local você também encontra lojinhas de souvenirs.


Saindo de lá fomos até a praia de Copacabana, onde fizemos fotos no tradicional calçadão, que por si só já é um belo cenário, mas com o mar ao fundo fica ainda melhor. Ao final da praia, na ponta, fica o Museu Nacional do Exército e Forte de Copacabana, os quais fomos visitar. Fizemos a visita completa, que inclui o interior do Forte e o Museu histórico-militar. O local tem uma ativa participação na história do Brasil e foi inaugurado sendo a mais poderosa fortificação do continente. É muito rico histórica e culturalmente falando e hoje abriga além do museu, exposições e um café com uma maravilhosa vista da cidade. É possível caminhar próximo a muralha até a ponta ou sentar em um dos vários banquinhos espalhados pelo caminho e apenas apreciar a paisagem. Recomendamos!




Saindo do Forte, almoçamos num restaurante na beira da Praia de Copacabana e de lá fomos caminhar um pouco, encontrando pelo caminho belos cenários, como a Lagoa Rodrigo de Freitas, que é conhecida como o coração do RJ, devido ao seu formato semelhante a um coração. Ela recebe águas de diversos rios tributários que descem das encostas circundantes. No entorno encontram-se vários parques, sendo possível até mesmo alugar bicicletas para passeio.

Nessa última noite no Rio, estávamos bastante cansadas e fomos jantar nos arredores do hotel mesmo, num quiosque do MC’Donalds.
Na sexta-feira de manhã, antes de fechar as malas, ainda fomos visitar o Mosteiro de São Bento, que é um belíssimo conjunto arquitetônico que inclui a espetacular Igreja Abacial de Nossa Senhora de Monserrate, com interior riquíssimo em detalhes, um esplendoroso altar-mor e muito brilho dourado, contrastando com a sua fachada que é muito simples. É possível assistir às missas em horários determinados, mas mesmo que você não participe dos ofícios, o local transmite muita paz através da contemplação da arte e do silêncio.

Na volta ao hotel ainda paramos para conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, histórica igreja católica que fica no centro do RJ, cuja fachada é uma das mais belas do mundo e o interior conta com muito mármore e belas pinturas. Muito querida pelo povo carioca, é tradicional palco de belos casamentos.

De lá fomos ao hotel, fechar as malas e encerrar a estadia, pois no início da tarde seria nosso vôo de volta. A companhia aérea escolhida para essa viagem foi a Gol. Todos os vôos foram tranqüilos e aconteceram conforme o cronograma.
Fiquem ligados no blog, em breve postaremos sobre outro destino!
Comments