top of page

Fim de ano no Vale do Contestado

  • Foto do escritor: amigasestradeiras
    amigasestradeiras
  • 22 de jan.
  • 8 min de leitura

Piratuba, 28-12-2024 a 01-01-2025

 

Nesse fim de ano, para descansar alguns dias na companhia das amigas, as estradeiras escolheram um destino pacato e familiar. Saímos no sábado de manhã, a caminho de Piratuba, que fica 350 km distante de Blumenau. Viajamos sem pressa, sem imprevistos, fazendo paradas para abastecer e lanchar, chegando no nosso destino ainda 30 minutos antes do horário do check-in, que aconteceria às 15 horas. Pra variar, o carro foi bem cheio, com as malas de três mulheres empolgadas por passarem os próximos 4 dias numa estância de águas termais, com uma programação variada tanto na cidade, como no hotel.

 


Piratuba é uma pequena cidade no meio oeste catarinense, tem cerca de 6000 habitantes e é o principal polo turístico daquela região. A história do local começou em 1910, como Vila Rio do Peixe, sendo depois reconhecido como município em 1948. Sua instalação com o nome de Piratuba aconteceu em 18 de fevereiro de 1949 e seu nome, oriundo do tupi-guarani, significa abundância de peixes. Porém o turismo, que hoje é a base econômica da cidade, iniciou sua história em 1964, quando a PETROBRAS, que estava em busca de petróleo, perfurou um poço com 2.271,30 metros de profundidade e, ao invés do “ouro preto”, acabou descobrindo um lençol de águas sulfurosas de 38,6°, a 674 metros. Então, em 1975 a Companhia Hidromineral foi constituída e com a instalação do Parque Termal, Piratuba entrou na rota dos principais destinos turísticos do Sul do Brasil. Hoje, o município é consolidado no turismo e recebe mais de 450 mil turistas por ano. Ano após ano a evolução acontece a olhos vistos, com o crescimento da rede hoteleira, pousadas, comércio e atrativos para pessoas de todas as idades. O povo piratubense é muito receptivo, educado e a cidade muito limpa e organizada.

 


Nessa primeira tarde por ali, optamos por desbravar o hotel e seus arredores. Depois de minuciosa pesquisa dentre vários hotéis, onde levamos em conta a quantidade de dias, as instalações, a localização, as refeições, assim como o preço e as comodidades oferecidas, optamos por nos hospedar no Thermas Piratuba Park Hotel. Este, arquitetado em estilo germânico, apesar de não ser flexível em relação a horários de check-in e check-out, atendeu muito as nossas expectativas. O nosso quarto, assim como a recepção, o restaurante e as demais áreas de convivência, eram aconchegantes e espaçosas. As refeições inclusas no pacote (café da manhã, almoço e jantar), eram fartas e muito saborosas. Além de um belo jardim, que conta com piscina em temperatura ambiente, tem mais 2 piscinas cobertas e aquecidas. Para quem vai com crianças, as atividades ficam por conta dos recreadores, que as entretém durante todo o dia. A decoração, sendo época natalina, estava linda e encantadora. A localização, que não é no centro da muvuca, torna o local tranquilo e sossegado, ao mesmo tempo que não é longe para se tornar cansativo saindo a pé. Conta com estacionamento próprio, porém não coberto. O atendimento é cordial e a distância do Parque Termal é de 850 metros.

 





Já em busca do nosso primeiro café da tarde, subimos a ladeira que separava o hotel do “fervo” da cidade, que estava bem cheia, e logo nos deparamos com o Café Estação, espaço bem aconchegante e convidativo, com opções bem bacanas para o nosso paladar.





Depois já aproveitamos pra reconhecer a área, olhar as lojinhas que oferecem uma infinidade de produtos, desde roupas, calçados, toalhas, chapéus, utilidades, chocolates, souvenirs, etc, entendendo que nos próximos dias iríamos contribuir muito com o comércio local.

 



No domingo de manhã, pra relaxar depois da longa viagem, curtimos a piscina do hotel e, pós almoço, tiramos aquele descanso gostoso. No meio da tarde subimos novamente a ladeira e fomos bater perna, já dando início aos gastos, tanto com coisas necessárias, como com presentinhos, e com agrados próprios. Nos mimamos!!! Aproveitamos também para contratar um passeio, com a empresa Piratuba Alegria, para a manhã do dia seguinte, que iria visitar alguns pontos turísticos na cidade vizinha.

 



Piratuba tem muitas lojas bacanas, de artigos diversos, mas uma que vale citar é a Casa do Chocolate. A decoração estava incrível e os produtos são bem diversos. Tem trufas, biscoitos, alfajores, drágeas, barrinhas, além de vinhos e espumantes. Muitos dos nossos presentinhos vieram de lá. Os atendentes deixam o cliente bem à vontade, para escolher com calma, e são muito atenciosos.

 





Outro comércio que vale citar é o Ponto das Toalhas, que oferece uma grande variedade de toalhas, roupões, lenços, inclusive fazendo bordados personalizados na hora, se for o caso. Da mesma forma, um lugar que ganhou o nosso carinho foi o Mercado Compre Bem, que tem padaria em anexo, onde em 3 tardes nós tomamos um cafezinho e fizemos amizade com a Ivana, que foi de uma gentileza ímpar. Ficamos sempre muito gratas!

 

Loja Ponto das Toalhas
Loja Ponto das Toalhas

Então na manhã seguinte, já segunda-feira, pontualmente às 9 horas, o ônibus Piratuba Alegria veio nos buscar no hotel. Conduzidas por um jovem e simpático guia, mais os outros companheiros de passeio, fomos até Ipira, que fica só 6 minutos distante de Piratuba.

 




A primeira parada foi na Casa do Morango Roça Mix, um pequeno negócio familiar que cultiva a fruta através da hidroponia. Vendem morangos in natura, congelados, na forma de licores e geleias, além de alguns outros produtos. Oferecem degustação.

 





A próxima parada foi na Casa da Bolacha, outro pequeno negócio familiar que vende produtos artesanais e caseiros; entre esses, bolachas, vinhos, licores, milho de pipoca. Logo ao lado também fica um galpão com venda de cachaças e artesanato em madeira e tecido.

 




Um pouco adiante, a parada foi na Ervateira Nosswitz, que há mais de 16 anos produz erva mate de qualidade, para os apreciadores de um bom chimarrão. Além de conhecer um pouco sobre o processo de produção, o local também tem uma lojinha, onde é possível adquirir vários produtos relacionados à essa bebida, desde as ervas, chás, cuias, bombas e alguma coisa de artesanato.

 




Dali, para fugir um pouco do calor que fazia, fomos ao Parque da Cascata, que foi criado há 14 anos, e mantém características naturais como a queda d’água, paredões rochosos, vegetação nativa, trilhas, passarelas, grutas e caverna, ideal para passar momentos de lazer junto à natureza. Para ver a queda d’água e a caverna de pertinho, o acesso é feito por uma trilha na mata, de dificuldade leve, que por ser bastante arborizada deu uma boa aliviada no calor. Bem bonito!

 





E a última parada do passeio foi na Cervejaria Piratuba, conhecida como Berg Bier, fundada em 2010 e crescendo desde então. Produzem atualmente 11 estilos de cervejas e chopes, seguindo a lei da pureza alemã criada em 1516, não utilizando adjuntos e nem cereais não maltados. Primeiramente ouvimos uma breve explicação sobre o processo de fabricação e depois pudemos acessar o bar e a loja, onde ganhamos um chopp pilsen de cortesia (muito gostoso) e pudemos adquirir os produtos ali vendidos, desde o chopp, as cervejas, camisetas. A propriedade é toda muito bonita e organizada, sendo que consideramos essa a melhor parada do passeio.

 






Voltamos ao hotel por volta de 11:45h, sendo então necessário reservar a manhã ou a tarde para quem deseja realizar o passeio. Além desse, também são oferecidos outros passeios aos visitantes, como o da Maria Fumaça, por exemplo. Esse nosso passeio custou R$ 40,00 por pessoa.

 

Depois da tarde livre, de noite, após o jantar, fomos dar uma volta no centrinho pra ver as luzes e decoração natalina que estava muito bonita. Lembrando que, como tudo era muito próximo, íamos a pé. Nessa noite aconteceria na cidade um show nacional gratuito da dupla Zezé Di Camargo e Luciano. O show só começaria após às 23 horas, mas ali por volta de 21h já estava um movimento louco do povo chegando. Achamos um cantinho não tão longe do palco, de onde pudemos ver a banda que fazia a abertura do show principal. Além disso, um outro hotel ali perto estava proporcionando um show com música ao vivo para seus hóspedes e este era bem visível da rua. Não ficamos para ver o show nacional, mas foi uma noite agitada, animada, de energia alta e, acima de tudo, com muita ordem e segurança, pois o policiamento estava bem ativo.

 


Na manhã do último dia de 2024, após o desjejum, fomos ao Parque Termal, para não deixar a cidade sem conhecê-lo. Esse é uma grande área, que conta com 2 complexos com piscinas cobertas e descobertas, tobogãs, restaurante, área de caminhada, camping, lanchonete, espreguiçadeiras para tomar sol, duchas. As águas termais das piscinas de Piratuba são comprovadamente terapêuticas, eficazes para doenças como reumatismo e artrites, além de regular a temperatura corporal, levar nutrientes às células, purificar, hidratar, entre outros benefícios. O ingresso, na alta temporada, custou R$ 45,00 por pessoa, sendo que você ganha uma pulseira que não deve ser violada, que permite entrar, sair, voltar, como quiser, durante aquele dia. Digamos que nessa época, sendo verão, a água chega a ser um pouco quente demais, mas isso não tem como controlar, já que ela ‘brota’ nessa temperatura. Provavelmente na meia estação seja mais prazeroso ficar longas horas nas piscinas. Mas, de qualquer forma, mesmo não tendo ficado muito tempo na água, a sensação ao sair é de descarrego... muito interessante!

 




Nesse dia, depois do descanso pós almoço, pegamos o carro e fomos conhecer alguns outros atrativos da região. Primeiramente a Igreja Matriz Santa Catarina de Alexandria, cujo templo atual foi inaugurado em 09 de maio de 1993, depois que uma enchente em agosto de 1983 comprometeu a estrutura da edificação anterior. Ela estava aberta para visitação, tem uma arquitetura diferenciada, altar minimalista, bancos de madeira e bonitos vitrais. Pode ser acessada por uma grande escadaria, ou pela lateral em terreno plano.

 





Não muito longe dali fica uma das Igrejas Luteranas do município, porém ela estava fechada e não conseguimos visitar. Fica numa parte mais alta da cidade, tem arquitetura singela, com 2 torres frontais e o lar comunitário fica logo ao lado, assim como a casa pastoral.

 


Nesse caminho passamos também pela Casa Colonial, que é o local onde o turista encontra todos os produtos que saem direto da propriedade rural até o consumidor. As pequenas agroindústrias instaladas no município produzem alimentos de qualidade, como bolachas, geleias, frutas, legumes, bebidas e uma variada linha de artesanato também são encontradas. Infelizmente estava fechada naquele dia, mas aproveitamos para fazer a foto, pois tem uma arquitetura bem bonita e um letreiro da cidade fica em frente.

 




No começo da noite, começamos a nos arrumar para a ceia e festa da virada que iria acontecer no hotel. O jantar, que aconteceu no Espaço Jardim Gourmet do restaurante, que era muito charmoso, estava delicioso. Aliás, todas as refeições, em todos os dias, foram impecáveis. Depois da janta a festa continuou na área da piscina, com decoração temática, música ao vivo, estação de sorvetes, frutas e caipirinhas, espumante cortesia para o brinde da virada, balões de gás hélio para rogar desejos pro novo ano ao universo, muita alegria e animação. Nesse fim de ano, Piratuba teve um dos maiores e mais bonitos show de fogos da virada de sua história e nós tivemos o privilégio de poder presenciar isso com boa vista do nosso hotel. Porém, privilégio maior foi desfrutar isso com saúde, juntas, brindando nossa amizade tão sincera, com nossas famílias em pensamento e oração, agradecendo a Deus pelas tantas oportunidades que temos. Que saibamos sempre aproveitá-las com sabedoria! Fomos dormir já era madrugada, bem alegrinhas e satisfeitas, mas já tristonhas pelo fim da viagem que estava chegando.

 


Então após dormir umas poucas horinhas, aproveitamos mais um pouco do sol na piscina do hotel, depois fechamos as malas, almoçamos, fizemos check-out e começamos nossa viagem de volta. Estávamos preocupadas de pegar muito movimento na estrada, mas nos enganamos e a volta foi bem tranquila. Além de parar para abastecer, paramos para esticar as pernas e tomar café num lugar que vale muito citar, em São Cristóvão do Sul, no Restaurante Cesca, da rede de Postos Serrano. Tudo muito limpo, grande, com produtos de boa qualidade e preço justo.

 



Chegamos em casa já de noite, muito gratas por estar de volta pras nossas pessoas, mas principalmente por tudo que vivemos nesses 5 dias. Sempre aprendemos muito... sobre nós mesmas, sobre os outros, sobre o mundo e a vida. Sobre quanto somos iguais em algumas coisas e sobre quanto somos diferentes em outras, mas sempre enxergando o limite e dando o espaço que cada uma precisa. Nem sempre é fácil, mas os momentos que já compartilhamos e as memórias que temos guardadas fazem tudo valer a pena!

 

Feliz Ano Novo!

 

Saudações estradeiras!

 

Dica das estradeiras: caso você use muito o secador de cabelos, leve o seu de casa. O hotel não tem disponível nos quartos, somente umas poucas unidades pra pedir na recepção, e tem momentos que o uso é bastante disputado.

 

Links úteis:

 

 

 

Comentarios


© 2018 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page