top of page

Uma tarde em Pomerode!

  • Foto do escritor: amigasestradeiras
    amigasestradeiras
  • 26 de mai. de 2022
  • 3 min de leitura

Em 21 de maio de 2022


Foi num sábado de tarde frio e ensolarado que decidimos ir dar uma volta na nossa cidade vizinha, Pomerode. Do nosso distrito de Vila Itoupava, podemos ir pelo interior até lá e em menos de trinta minutos estávamos na cidade mais alemã do Brasil. Todos que tiverem a oportunidade, devem ir conhecer Pomerode pois vão sair de lá encantados.


Primeiramente fomos até na loja da Guenter Velas Especiais, que já conhecíamos, mas ainda não tínhamos falado sobre aqui no blog. Gente, que lugar maravilhoso e cheiroso! Eles estão no mercado desde 1984, produzindo velas com alto padrão de acabamento, nos mais variados temas. Tem uma sala só de velas natalinas, outra só de velas com tema pascoal e o salão principal da loja tem velas de temas diversos, desde fauna, flora, praia, campo, cidade, o que você puder imaginar. E o perfume, não tem como descrever. Tem de baunilha, lavanda, alecrim, strudel, côco, café, entre muitos outros. São verdadeiras esculturas em parafina, que podem ser usadas na decoração, mas também tem as velinhas para queimar no réchaud, sem dor no coração, para perfumar o seu ambiente. Nas duas vezes que fomos lá, o atendimento foi pela Sra. Dagmar, dona do negócio e criadora dos modelos, que conta com a ajuda de outros profissionais dedicados para a produção dessas mini obras de arte. É inspirador, é terapêutico, é lindo! Não deixem de conhecer!


Sala com tema natalino

Sala com tema pascoal

Velas de temas diversos

Muito inspiradas, saímos de lá e fomos tomar café na Panificadora e Confeitaria dona Ella, que fica no centro da cidade. A dona Ella (im memoriam) e família foram moradores da Vila Itoupava por muitos anos, tanto que conhecemos eles. Não tivemos a oportunidade de reencontrá-los nesse dia, mas fomos muito bem atendidas no local, que tem ambiente bem agradável, com um belo balcão de doces e salgados, servidos com eficiência, a um preço muito justo.


Panificadora e Confeitaria dona Ella
Panificadora e Confeitaria dona Ella

Nas redondezas da cafeteria fica a Igreja Luterana da Paz, que foi inaugurada em 1885 e cuja arquitetura é belíssima, seguindo linhas das construções religiosas da Alemanha, em estilo romântico. Não estava aberta para visitação, mas não podíamos deixar de registrá-la, pois templos religiosos, principalmente suas torres, sempre nos encantam.


Igreja Luterana da Paz


Igreja Luterana da Paz





Logo ao lado da igreja, fica uma loja de “artesanato” que vende de tudo, inclusive pequenos materiais de construção. No caso, você pode comprar tanto uma lembrança da cidade, ou materiais para fazer artesanato, até a resistência do chuveiro queimado. É uma variedade realmente interessante, mas os preços eram um pouco ‘salgados’.


loja de artesanatos
interior da loja

De lá nos dirigimos para a Rota do Enxaimel, sobre a qual vamos falar melhor em outra resenha, para visitar a fábrica dos Chocolates Nugali e conhecer o tour que explica cada etapa da fabricação do chocolate brasileiro mais premiado do mundo. Entram 15 pessoas por vez, a cada 15 minutos em média, ao custo de R$ 30,00 por pessoa. É uma experiência interativa, que passa por estufa com pés de cacau e baunilha, salas explicativas sobre a produção com vista para o maquinário, até a sala de degustação para provar os diversos tipos e intensidades dos chocolates. Ao final, a foto que registra sua visita é enviada ao seu e-mail. Tem ainda a loja de fábrica, onde você pode adquirir as doçuras ali produzidas. O local é bastante visitado, mas tem amplo estacionamento. O tempo médio do tour é de 30 minutos. Lembrando que, indo de segunda a sexta-feira, é possível acompanhar pelos vidros a produção dos chocolates.


Fábrica Chocolates Nugali

flor de cacau

cacau

loja de fábrica


Com a noite já chegando, nossa última parada foi no Emporium Kekshaus, que fica anexo ao Restaurante Curry Wurst, ambos da mesma família. O empório é uma charmosa casinha que vende diversos produtos da região, como bebidas, geléias, artesanato, lembranças e os deliciosos docinhos da Multi Doces que já tem 25 anos de história e tradição. Também serve café e o tradicional strudel. Fomos atendidas pela jovem proprietária, muito simpática e prestativa, que deu várias dicas de locais para visitar na Rota do Enxaimel, tanto que a casinha também é ponto de informações turísticas. Vale a visita!


fachada do Emporium Kekshaus

artesanatos, souvenirs



docinhos, geléias, conservas





Se tem uma coisa que a pandemia do coronavírus nos ensinou, foi que os pequenos passeios, pertinho de casa, podem nos proporcionar dias lindos e nos apresentar pessoas e lugares incríveis. Até mais, amigos!


Links úteis:




Comments


© 2018 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page