top of page

Mais um pedacinho do Vale Europeu

  • Foto do escritor: amigasestradeiras
    amigasestradeiras
  • 1 de jul. de 2021
  • 4 min de leitura

Benedito Novo – 27 de junho de 2021


Depois de vários dias chuvosos, eis que o domingo prometia ser de sol entre nuvens. As estradeiras, sempre empolgadas por um passeio, resolveram partir. Nosso destino do dia foi a cidade de Benedito Novo, que fica cerca de 45 km distante de Blumenau. Essa simpática e ordeira cidade, colonizada inicialmente por alemães em meados de 1870, conta hoje com aproximadamente 12000 habitantes. Tem grande destaque no turismo ecológico e de aventura, por causa das várias cachoeiras, grutas e pontes pênseis que se encontram no município.


Chegando ao centro de Benedito, nossa primeira parada foi no Ateliê Tania Campestrini, à procura de um mapa turístico da região, que é tão importante quanto o GPS para nos orientar nos lugares novos que conhecemos. E que surpresa boa esse lugar! Ali você encontra de tudo um pouco: arte, artesanato, antiguidades, vimes. Além disso, pode tomar um café na cafeteria local, ou adquirir balas, doces, geléias e bolachas diversas. Seja para si mesmo ou para lembrança do passeio, você encontrará nesse ateliê. Muito bem localizado, fácil de encontrar, com atendimento cordial e hospitaleiro, numa antiga casa da técnica enxaimel, com algumas adaptações.



De lá seguimos para o interior, para conhecer a Igreja Luterana Ribeirão Liberdade, que é a única igreja no Brasil construída totalmente em estilo enxaimel. Foi construída a partir de 1917 e inaugurada em 1927. Seus primeiros sinos vieram da Alemanha, doados por Gustav Adolf. O acesso é por estrada de terra, que estava em ótimo estado de conservação e ela fica localizada no topo de uma pequena colina. No momento da nossa visita, estava acontecendo um culto dominical, então não chegamos a entrar, para não atrapalhar. Logo ao lado da igreja fica o Cemitério dos Pioneiros Alemães. Muito linda!




Na volta para o centro, Paramos no Mirante Turístico Águas da Serra, para apreciação do rio. A cidade é cortada pelo Rio Benedito, que forma belas paisagens em diversos pontos.





Logo do outro lado do mirante, fica a Casa Hennich, também construída na técnica enxaimel, com tijolos de diferentes tonalidades e uma fachada frontal muito bonita. Foi construída por volta de 1927 e ainda é utilizada como residência. Essa é uma característica bastante marcante do município, as diversas casas nesse estilo de arquitetura, ainda muito bem conservadas, encontradas pela localidade.



A próxima parada foi na Fábrica de mús e melado Schmidt, que desde 1854 produz esses produtos na região. O mús é uma espécie de geléia de frutas, porém mais consistente. Nesse dia, tinha nos sabores de tangerina, laranja, goiaba, banana e carambola. A venda é feita diretamente na fábrica. O senhor que nos atendeu foi muito prestativo e bem humorado e os preços praticados foram super justos. Pra garantir o nosso atendimento, ligamos pra lá uns dias antes, avisando a visita.



Seguindo nossas pesquisas no Google e por recomendação do Sr. Schmidt, fomos almoçar no Restaurante Max Mix, já no centro da cidade. O local tinha um variado buffet, com diversas opções de saladas e acompanhamentos, e carnes como marreco, fraldinha, pernil de porco e salmão. O atendimento foi muito bom, o ambiente hospitaleiro e o preço melhor ainda, podendo optar por Buffet livre ou por quilo. Tem um pequeno estacionamento próprio, mas muitas vagas na rua ali em frente.




No pós almoço, fizemos fotos no extenso letreiro da cidade, que fica na Praça das Bandeiras. Essa praça é muito interessante, pois no seu entorno tem uma espécie de parque, com brinquedos para as crianças, churrasqueiras, mesas com bancos, pontos de água encanada; o que favorece muito os momentos de lazer das famílias. Logo em frente à praça, também tem uma casa em estilo enxaimel muito bem conservada.





E é claro que as estradeiras não deixariam de se aventurar numa das pontes pênseis da região, cuja travessia reúne um pouco de tensão e muita diversão.



Um outro lugar lindo que visitamos, seguindo uma dica da moça do ateliê, foi a Capela Ribeirão Treze, sentido Ribeirão dos Russos. É uma propriedade particular, porém aberta ao público, feita por um morador da região. Fica no alto de uma colina, acessada por uma bela escadaria (mas também tem como chegar lá de carro se for preciso) e o cenário, em conjunto com o verde e jardins que a rodeiam, é relaxante e inspirador. A estrada que leva até na igreja é de terra, mas também estava em ótimo estado de conservação. No local tem uma fonte de água potável que foi encanada, para matar a sede dos visitantes. Vale a pena conferir.








Antes de deixarmos a cidade, tomamos um café na Confeitaria Novo Sabor, com direito a pão de queijo e torta muito bem servidos, novamente com preço justíssimo. A ressalva aqui é que o local não tinha nenhum produto sem lactose para oferecer, o que dificultou a refeição de uma de nós. Fica a dica!


E assim encerramos mais um dia lindo... com história, cultura e amizade.


Saudações estradeiras!



Dica: em Benedito Novo encontra-se a família Lickfeld, que fabrica queijos dos mais variados tipos, como: colonial, queijinho, nata, kochkäse. Não conseguimos adquirir tais produtos, pois fizemos contato com eles no sábado, avisando nossa visita, mas toda a produção da semana já estava reservada. Fomos informadas que sempre é bom fazer a reserva com mais antecedência, para garantir a compra e não perder o caminho.


Link útil:


Comments


© 2018 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page